segunda-feira, 23 de maio de 2011

Hayan Rúbia na Nicarágua, teria participado da revolução Sandinista?

Ainda em 1982, Hayan Rúbia apareceu na cidade de Manágua, capital da Nicarágua: “Vi corpos espalhados pelas ruas de Manágua, esses contras são muito cruéis”, esta declaração circulou num jornal alternativo brasileiro, da mesma época. Segundo o editor do jornal, ela teria dito isto numa carta enviada a uma amiga argentina residente no Rio de Janeiro e que teria mostrado a carta para o tal editor.
O poeta Flavio Dario Pettinichi nos enviou um texto escrito com letra de mão, que, segundo ele, acompanhava a carta que Rúbia enviou para a amiga argentina. Procurado pela produção do filme, Flavio disse que arrebatou o poema numa casa de leilões, em Buenos Aires. Cedeu uma cópia do texto mas recusou-se a dar declarações.

A produção do Projeto Cinema Possível, agradece a cessão deste importante documento feito pelo poeta Flavio Pettinichi. Estamos fazendo nossos melhores esforços, no sentido de apresentar para o público um pouco mais sobre a vida desta grande artista.
Segue abaixo o texto:
...

Recordarme que del vazio crie um espacio em el qual , solo ,los mistérios del
alma tienen La llave del destino.Entonces, veo sin perplexidad , que em algun cajon Del escritório , uma foto sinpaisajes, perdió el color de La agonia.Flores secas,y um livro sin La última página, son hoy, esta herida que se cerrosin escárnios ni Dolores.Recordarme que, de estas calles frias , solo recojí algunos pájaros muertos ycartas olvidadas de mandar.Ya no siento el espanto de La risa y SUS desígnios paganos , quando llueven lossiléncios .Hay ahora um exílio de petalos arrancados com ravia , de uma flor que no pariófragancias,y sin embargo , Del outro lado de La puerta uma añoranza me esperaentre laberintos y espejos rotos..ahora , em este momento, el puntero estelarparo y el tiempo ya no me pertenece, ni siquiera esta variable de mi és elresultado de algo.Ahora que algo se perdió y no me encuentro ni se encuentra em si mismo.

(HR)


Um comentário:

  1. Bueno me siento sumamente honrrado en poder colaborar, con tan digno esfuerzo.
    mis dias atribulados me mpídem de poder brindar mas tiempo para esta faena tan árdua que es el Enigma HR.
    saludos desde Tierra del fuego!
    F. D. P.

    ResponderExcluir