Um depoimento de José Facury, onde tudo parace se encaixar. |
Uma das poucas pessoas que conheceu Hayan Rubia pessoalmente, José Facury, um importante cenógrafo e diretor de teatro do Rio de Janeiro, explica que não levava muita fé no talento dela, mas que, por ter o hábito de prestigiar as pessoas que freqüentaram suas aulas e laboratório nos anos 80 ele decidiu ver algumas performances, ler poemas conhecer um pouco da trajetória da artista. “Eu não dava muita importância para o trabalho dela na época, afinal de contas eram tantas pessoas e a gente tinha um pique de produção constante, as relações não eram tão pessoais a não ser, claro, com a galera grávida, sabe como é ... as crianças estavam nascendo naquela época, por isso o nome do grupo “Creche na Coxia”! Declarou.
No entanto ele afirma que o estrelato era inevitável na vida de Hayan Rúbia, havia algo de trágico e profundo em suas performances. “Na verdade ela estava partindo para um linguagem que, constatou-se mais tarde, ia mais para o campo da poesia experimental, da linguagem conceitual que misturava um pouco de tudo. Em síntese, Hayan Rúbia era uma espécie de discípula de Laurie Anderson e tinha um “Q” meio Grace Jones”. Durante pausa para um cafesinho, enquanto gravava cenas da novela Cidade Jardim (José Facury é também ator) ele acabou abrindo o jogo. “Eu tenho a impressão que as características físicas dela foram mudando e ela se tornou um ser meio andrógino, mas não quero fazer afirmações, estou apenas especulando”. Depois, com um leve sentimento de culpa confessou: “Eu fiquei sabendo da morte dela por volta de 2002, só então me dei conta de que haviam se passado 6 anos e ninguém mais comentava do paradeiro dela. Foi uma triste perda”.
Guilherme Guaral, o diretor da novela Cidade Jardim, a primeira novela feita no interior do estado do Rio de Janeiro chama Facury, meio apressado, interrompendo nossa entrevista. O próprio Guaral declara ter algo a dizer sobre "ela" mas no momento precisa liberar o set.
Veja depoimento gravado
Para conhecer mais sobre José Facuri entre no site: http://www.josefacury.com.br/