![]() |
Renato Gusmão, ex-integrante do Clube dos 09, grupo criado por Hayan Rúbia, para contrapor a hegemonia do Clube da Esquina. |
Apesar do não comparecimento do poeta paraense Renato Gusmão para as comemorações dos 15 anos da morte de Hayan Rúbia, o evento aconteceu. O poeta alegou agenda lotada e dificuldade de conciliação de horário de vôo com os compromissos já agendados em Belém e Santarém. Renato, no entanto, foi gentil e explicou que numa outra ocasião falará com mais calma sobre o "Clube dos Nove", um grupo fundado por Hayan Rúbia e do qual ele fez parte.
Dificuldade à parte, a homenagem realizada no dia 07 de Agosto de 2011 entrou para a história. Foi um momento de rara alegria mas também de muita dor, choro e angústia. Falar da poeta ainda causa convulsões na platéia ainda mais quando se trata de um público profundamente conhecedor da obra da autora.
Dificuldade à parte, a homenagem realizada no dia 07 de Agosto de 2011 entrou para a história. Foi um momento de rara alegria mas também de muita dor, choro e angústia. Falar da poeta ainda causa convulsões na platéia ainda mais quando se trata de um público profundamente conhecedor da obra da autora.
![]() |
a presença de crianças na platéia não permitiu a leitura de certos textos da autora mas os filmes foram liberados! |
A controvérsia se deu devido à presença de crianças na platéia. O papo acabou acontecendo em torno da questão da censura, já que alguns poemas de Hayan Rúbia tem conteúdo duvidoso para ser exposto à apreciação infantil. Ao ser questionada sobre o horário da homenagem, Livia Diniz, dona do espaço LD produções e também a produtora do evento, se defendeu explicando que era importante informar as novas gerações sobre a vida cultural de Minas Gerais e do Brasil. "A época da censura já caiu" disse ela com total objetividade e continuou sua fala: "Pessoas como Chacal, Torquato Neto, Clube dos Nove e Hayan Rúbia, só para citar alguns, ajudaram o Brasil a se libertar dos anos de chumbo"....
![]() |
Após muita confusão, palestrantes divergem sobre datas e fatos da vida de Hayan Rúbia mas a harmonia foi restaurada! |
Débora Diniz, jovem fanática pelo universo iconográfico da autora ficou triste com o que chamou de "caretice" por parte dos palestrantes, que, depois de exibir o trailer e o videoclipe oficial do filme negaram-se a ler os poemas da autora. Enquanto trocava figurinhas de um extinto álbum (relíquia dos anos 80) com o artista plástico André Lopes (outro fanático), Débora subiu ao palco e desabafou: "Achei que isso aqui fosse uma homenagem séria", aos soluços recusou um copo de coca cola oferecido pela produção.
![]() |
Álbuns contendo fotos de Hayan Rúbia foram manuseados pelos participantes mas logo despareceram misteriosamente... |
Apesar de alguns desentendimentos; a homenagem foi linda. Com painéis contendo fotos da poeta já na entrada do espaço cultural e belos álbuns com vastíssimo material de pesquisa. Ao final do evento todo o material sumiu repentinamente. Ninguém soube dizer quem trouxe. Lívia explicou que por questões contratuais não podia revelar de onde veio o material, quem foi que o trouxe e quem o levou. Da nossa parte, mostramos o trailler e o videoclipe oficial do filme "Enigma - O Código de Hayan Rúbia".
![]() |
Débora Diniz se colocou à disposição para um bate papo com nossa equipe. Diz colecionar figurinhas sobre Hayan Rúbia. |
Ao final, quando saíamos do espaço cultural; Débora Diniz cercou nossa equipe e se colocou à disposição para nos mostrar alguns objetos que juntou sobre a vida e obra da nossa pesquisada. Ficamos contentes com a rápida conversa que tivemos com ela e, claro, não podíamos deixar de perguntar: "onde foi que você conseguiu isso"? A resposta da jovem estudante de comunicação, no entanto foi curta e grossa... "Eu tenho meus contatos"! Achamos o tom um pouco seco, protestamos mas ela nos deu as costas, parecia mesmo bastante chateada...
Marcamos de conversar com Débora ainda este ano. Tomara que ela nos receba!!!