quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vitálitas Maritákis, poeta grego, vem ao Brasil em busca Hayan Rúbia.


O Poeta grego Vitálitas Maritákis, acompanhado do fotógrafo Romeno Vaslui Gerghiucescu, desembarcou no Brasil, em 2012 com uma agenda apertada e sem o compromisso de voltar. Motivo? Veio à procura de um antigo amor, na verdade uma brasileira que viveu em Creta no início dos anos 80, dados totalmente sem provas já que, a única foto existente do tal encontro não comprova se, de fato, era a nossa Biografada.

Flagrante de Hayan Rúbia num baile de debutante na ilha de Creta em 1982
fotografada por Vaslui Gergiucescu em 1982. A procedência da foto não é
coprovada, tudo indica que é falsa. 
No Brasil, Vitálitas visitou o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, mas causou espécie à nossa equipe ao afirmar não ter ido a Minas Gerais, estado onde a poeta nasceu. Ele alega ter feito confusão, pois, para os gregos; Rio de Janeiro e Brasil é a mesma coisa. Segundo ele, no imaginário europeu, Brasil e Rio de Janeiro ficam em Buenos Aires, ao lado da Argentina!!
Nos tempos atuais, com o mundo globalizado e a internet mandando em tudo, o nobre poeta grego, que disse ter sido iniciado na arte da poesia, por Hayan Rúbia, afirma ter feito confusão porque tem rejeição por tecnologia e sequer sabe ligar um computador, portanto, ao olhar o destino Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, ficou em dúvida com a palavra RIO nos dois estados e resolveu ir para os dois lugares.
Vitálitas cumprimenta um humilde
trabalhador do teatro, em Cabo Frio.
Indagado por nossa equipe sobre sua versão da ida de Hayan Rúbia a Creta em 1982, ele se enrolou e mostrou uma foto que, para nós, não é autêntica, embora, diz ele, o fotógrafo Romeno Vaslui Gerghiucescu tenha vindo junto para provar ter sido o autor da foto de Hayan Rúbia num baile de debutantes em Creta. Mesmo assim, não acreditamos, pois, nossa pesquisa nos leva para uma viagem dela para a Nicarágua, na época da revolução sandinista com dados bem aproximados aos que Vitálitas Maritákis nos apresentou, porém, com provas contundentes.
Mas o poeta aproveitou para conhecer o circuito artístico brasileiro e foi parar no Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves, onde, teve a felicidade de conhecer vários autores brasileiros, inclusive o biógrafo Toninho Vaz, por quem Vitálitas nutriu uma grande antipatia!
Saindo do Rio Grande do Sul, sua passagem pelo Rio de Janeiro foi rápida e ele optou por passar uns dias em Cabo Frio onde esteve no festival de teatro da cidade, o FESQ e lá conheceu jovens artistas cariocas que lhe encantaram não só pela beleza e vitalidade mas também pela troca carinhosa de informações sobre Hayan Rúbia. Apesar de tudo isso, ele acabou esquecendo o motivo real de sua vinda ao Brasil e se encantou com o país, sendo clicado pelo seu fotógrafo exclusivo, o romeno já citado.

Vitálitas se diz encantado com o Brasil, segundo ele, a beleza das mulheres e alegria do
povo foi o que mais chamou a sua atenção.
Vitálitas também ficou contente ao saber que na cidade de Cabo Frio, mora o neto de uma família grega muito querida em sua cidade, isso mesmo, o diretor da casa dos 500 anos, Evangelus Pagalidis, mas evitou encontrar o nobre habitante da cidade por questões emocionais, Vitálitas não entrou em detalhes, mas preferiu deixar o assunto em segredo pois, o poeta grego tem problemas de coração e não queria ter um fluxo de muito forte de emoção. Por isso, saiu à francesa, ou à grega, sem deixar pistas.