segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Hayan Rúbia e seu emocionante encontro com Tchello d'Barros!

Em 1995, um ano antes de sua morte, Hayan Rúbia encontrou o poeta Tchello d’Barros num dos mais importantes acontecimentos poéticos do Sul do Brasil que se tem notícia até hoje. O “bombardeio poético”.
- Quando ela soube que eu ia fazer o “Bombardeio” sobre a cidade de Blumenau, escreveu uma carta para mim dizendo que gostaria de registrar pessoalmente o fato. Ela parecia estar numa onda de pacifismo! Havia feito uma grande viagem pela América do Sul e México durante os anos 80 e queria me contar como essa viagem transformou sua vida. Acho que ela procurava um interlocutor.

Dois momentos na vida de Tchello d'Barros, em 1995 quando conheceu
pessoalmente Hayan Rúbia e atualmente, 2011. Segundo ele, "um passado
que vale a pena lembrar"!
Pedimos a Tchello que nos explicasse melhor como foi este bombardeio.
- Esta ação consistiu em sobrevoar a cidade de Blumenau, num avião monomotor (Teco-teco) contratado, e despejar sobre a cidade poemas dobrados no formato de aviõezinhos de papel. O vôo ocorreu no dia 06 de agosto de 1995, exatamente na data do cinquentenário das bombas atômicas sobre o Japão. O ato simbólico foi um protesto, um manifesto propondo uma reflexão pela paz por parte das novas gerações, sobretudo os que nunca viram ou sentiram os horrores de uma guerra. Na cidade, as pessoas recebiam os aviõezinhos, que desciam do céu trazendo no lugar de uma bomba, um poema.
















































Quem conhece Tchello d'Barros, sabe que ele é uma pessoa sóbria e equilibrada mas quando falava de Hayan Rúbia para a nossa equipe, não conteve a emoção e sua ultima fala antes de se despedir de nós foi a seguinte. "O passado morre, para muita gente, mas para nós, os poetas, não existe passado. Tudo está presente e tudo é o agora"!


2 comentários:

  1. magnífico, o verdadeiro delírio!

    arturgomes
    http://goytacity.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como não se apaixonar por Hayan Rúbia, tão intensamente etérea? Pássaros de origami distribuindo poesias pelo céu da alma. Fantástico!

    ResponderExcluir